O ano de 2020 foi repleto de desafios para todos!
Mas também foi um ano de muitas conquistas e aprendizados...
Cada educador que se reinventou, buscando novas forma de continuar seu trabalho educativo dentro da nova realidade, certamente vivenciou esse desafio de uma maneira própria, encontrando e superando grande parte dos obstáculos encontrados...
Nesse processo tive a oportunidade de me aproximar (ainda mais) da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), uma rede de educadores que se une em prol do movimento de transformação em busca de uma educação significativa para todos. Desde o meio do ano de 2020, assumo o cargo de representante do Núcleo RMC (Região Metropolitana de Campinas) junto a educadores em constante processo de evolução, dispostos a aprender e a partilhar cada aprendizado, compromissados em transformar a educação e que se dedicam para isso.
Meu agradecimento especial a toda a equipe de articuladores da RBAC, em especial a equipe do núcleo RMC
Deixo o link do site da RBAC para quem quiser saber mais e participar: https://aprendizagemcriativa.org/pt-br
Todo o processo, desde o desenvolvimento das estratégias de forma colaborativa, a criação de parcerias até o contato direto com as crianças e jovens foi desafiador e ao mesmo tempo transformador. O desafio de desenvolver um projeto educativo baseado no construcionismo, do Seymour Papert, num formato não presencial foi maior do que eu podia imaginar. Ao mesmo tempo em que conseguiu trazer durante todo seu processo as estruturas que tanto potencializam seus resultados transformadores. nos deu a oportunidade de vivenciar o construcionismo de uma forma muito profunda.
Agradeço a equipe do Instituto Catalisador pela confiança e por todos os aprendizados que tive e venho tendo até hoje junto a essa equipe maravilhosa!
Deixo aqui o link para quem quiser conhecer mais do trabalho do Instituto Catalisador:
https://www.catalisador.org.br/
E o material que desenvolvemos para esse projeto do Espaço Catalisador Pirituba:
Nenhum comentário:
Postar um comentário