terça-feira, 24 de novembro de 2020

Tradução livre - ATELIER A CASA. ESERCIZI DI BELLEZZA A DISTANZA - ReMida Bologna Terra d'acqua

Desde 2017, ano em que me aproximei da língua italiana, procuro me aprofundar no idioma estudando conteúdos relacionados ao brincar, o brinquedo e o desenvolvimento da criatividade. Nesse ano, soube da existência do projeto ReMida, originário em Reggio Emilia, como parte da proposta pedagógica do Reggio Emilia Approach, e que vem se expandindo, estando presente hoje em diversas cidades italianas e até mesmo em outros países.

A proposta de trabalho desse projeto é incrível. Realizam a ponte entre as empresas, coletando e pesquisando seus materiais de descarte, e os espaços educativos, oferecendo esse materiais de forma sistemática e relacionada a pesquisa exploratória das materialidades.

Há algum tempo busco conhecer mais sobre o funcionamento desse trabalho. No fim do ano passado me organizei para viajar à Itália para realizar alguns cursos no ReMida Milano (localizado no Muba - Museu dei bambini di Milano) e aproveitar para conhecer a estrutura física de outras unidades.

Porem, uma semana antes da viagem, com quase tudo pronto... Começa a pandemia e a situação na Itália se complica de forma exponencial. Confirmado: planos adiados e algumas tardes no telefone cancelando reservas e adiando voos internacionais.

Mas nem tudo foi perdido:

Esse sonho teve que ser adiado, mas a mobilização do ReMida em busca de formas para garantir a continuidade de suas atividades à distância, fez com que surgisse a incrível proposta que trago aqui. Fiquei encantado pela riqueza estética apresentada e pela profundidade exploratória das materialidades, além da abordagem sensível de conceitos fundamentais para o desenvolvimento humano.

Apresento a tradução livre que fiz das cinco propostas publicadas pelo ReMida Bologna Terra d'acqua: Centro di riuso creativo dei materiali di scarto aziendale.

ATELIER A CASA. ESERCIZI DI BELLEZZA A DISTANZA

0_Apresentação

1_ A gramática da matéria

2_ A natureza in-forma

3_ Transformações e metáforas

4_ A cidade sustentável

Link de acesso aos materiais aos quais realizei a tradução livre*:
https://drive.google.com/drive/folders/1v9Dldr70B5DgYXYwNo5qOBGdx5RT4IxB?usp=sharing
*Download não disponível

Quero deixar meu agradecimento especial a Carlotta Ferrozzi, atelierista do ReMida Bologna Terra d'acqua, que prontamente respondeu aos meus e-mails e indicou uma educadora de referência deste projeto no Brasil, Valéria Andreetto, que apresentou dentro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - RBAC a proposta de trabalho realizada em sua escola, baseada nessas publicações.

* Site da escola - https://jardimdospequenitos.com.br/site/

* Link da gravação do encontro da RBAC com a Valéria Andreetto - https://www.youtube.com/watch?v=fHC1kVh3kPI&feature=youtu.be


Quero deixar a indicação para quem tiver acesso a esse material, que compartilhe com o ReMida sua explorações, conforme indicado nos textos, mesmo que em português.

"Ci piacerebbe che potessi condividere le tue esplorazioni con noi, il materiale raccolto verrà utilizzato per creare una mostra virtuale on-line, per cui fotografa con uno smartphone o un tablet quello che stai scoprendo e inviaci tutto per email a: remidaboterredacqua@gmail.com"

Desejamos que compartilhem suas explorações conosco, os materiais coletados serão utilizados para criar uma mostra virtual on-line, portanto fotografe com um smartphone ou um tablet aquilo que está descobrindo e envie-nos tudo para o e-mail: remidaboterredacqua@gmail.com

A presto, Ciao!
Até breve, tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário