Educador


Renato Matos de Lopes Torres Barboza

Carioca graduado em arquitetura e urbanismo pela UFRuralRj e com mestrado em engenharia urbana pela UFSCar. Após formar-se, repensou toda sua formação acadêmica e se reinventou tornando-se ecobrinquedista e arte educador. Capacitou-se e encontrou assim sua arte, buscando nos brinquedos sua arquitetura e nos materiais reutilizáveis sua matéria-prima.
Desde 2008 desenvolve diferentes linhas de atuação relacionadas com a reflexão sobre as potencialidades dos materiais reutilizáveis como recurso para o brincar e na busca da autonomia na construção de brinquedos.
Realiza formações com grandes grupos de educadores, colocando-os para brincar, vivenciar e refletir sobre a importância dos materiais na construção do lúdico. Além disso, já realizou exposições, intervenções lúdicas e ministrou diversas oficinas com crianças, adultos e famílias em diferentes unidades do SESC-SP, e em espaços como CRAS, comunidades religiosas, áreas de preservação, shoppings e clubes.
É um estudioso do que faz e repensa suas ações, renovando constantemente suas metodologias e ampliando seu repertório de materiais, brinquedos e brincadeiras.

Telefone: (19) 9.93132777 (Whatsapp)
E-mail: renatombarboza@gmail.com
Blog: www.renatombarboza.blogspot.com.br


ENTREVISTAS:
SINTONIZANDO SAÚDE
Entrevistadora: Maria Madalena Matos
Emissora: Canal 19 - TV Vila Imperial - Petrópolis-SP


PROGRAMA PLANETA VANGUARDA
Entrevistadora: Hellen Santos
Emissora: TV Vanguarda - Filiada Rede Globo do Vale do Paraíba/SP

FORMAÇÃO PESSOAL:
Hoje, atuando como ecobrincante, reconheço o valor da capacitação continuada do profissional lúdico, vivenciando espaços de aprendizagem com propostas de trocas riquíssimas em experiências de vida e metodologias de trabalho, sempre partindo de um referencial de educação de que somos todos educadores-educandos.
Abaixo apresento alguns cursos que realizei durante meu processo de formação continuada:
  • ORGANIZAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS E FORMAÇÃO DE BRINQUEDISTAS
Proponente: Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri)
Local: Instituto Indianópolis
Data: Janeiro de 2012

  • FORMAÇÃO DO EDUCADOR LÚDICO
Local: Laboratório de brinquedos e materiais pedagógicos - Labrimp/USP

  • FORMAÇÃO DE LIDER LEKOTEK
 Local: Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção (AMCIP) - Curitiba/PR
Data: Abril de 2012
  • PROGRAMA GERMINAR - Desenvolvimento de facilitadores
Proponente: Instituto Ecosocial
Local: Associação Religiosa Filhas de Maria Imaculada Marianistas
Data: 2011

GRANDE EDUCADOR@S:

Nylse Helena Silva Cunha
Pedagoga, diretora do Instituto Indianópolis e fundadora da primeira Brinquedoteca Brasileira. Autora do DAE – Dossiê de Avaliação Evolutiva, importante instrumento de registro para avaliação e acompanhamento contínuo do desenvolvimento global de pessoas deficientes, utilizado pelos profissionais do Instituto Indianópolis. É Membro da ITLA – Associação Internacional de Brinquedotecas. Começou sua carreira na área de Educação Especial na Sociedade Pestalozzi e foi coordenadora do setor de Recursos Pedagógicos da APAE – SP, onde criou a Brinquedoteca Terapêutica. Ministra cursos por todo o território nacional e, como conferencista internacional, já participou de congressos na Suécia, Bélgica, Itália, Canadá, Austrália, Espanha, Suíça e Coréia. É autora de 8 livros na área de Educação, especialmente sobre recursos pedagógicos.
Fonte: Site ABBri - http://brinquedoteca.net.br/

Constance Kazuko Kamii 
Psicóloga nipo-americana, Filha de pai japonês e mãe estadunidense, viveu no Japão até os 18 anos, transferindo-se depois para osEstados Unidos, onde em 1955 bacharelou-se em sociologia. Mestra em educação e doutora em educação e psicologia, pela Universidade de Michigan. Kamii foi aluna e colaboradora de Jean Piaget, tendo feito diversos cursos de Pós-Doutorado relacionados com a epistemologia genética, e com outras áreas educacionais pertinentes tanto à teoria piagetiana como de outros pesquisadores. Atualmente é professora da Universidade do Alabama.

Marisa Sella
AMCIP (Curitiba/PR)

EXPOSIÇÕES:

ESCULTURAS DE PAPEL
Local: Casa São Jorge Bar, Campinas-SP
Data: Julho de 2010 - Abertura em 06 de julho