terça-feira, 16 de novembro de 2021

Faça-o Se Mover 🥾 Parte 1 (tradução do original em inglês Make It Move 🥾 Part 1)

 

Faça-o Se Mover 🥾 Parte 1

Dê vida a objetos do dia-a-dia com animação e programação

Texto original: Celeste Moreno, Deanna Gelosi, Natalie Rusk, and Rupal Jain
Data publicação: 4 de novembro
Tradução: Renato M Barboza

Estamos lançando o boletim informativo "Tinkering Together" com uma série de duas partes que se concentra em movimentos de facilitação virtual equitativos, explorando a animação e tinkering* com programação por meio da construção de rostos!

Junte-se a nós online e compartilhe o que você está criando no Twitter usando a hashtag #TinkeringTogether ou deixe um comentário neste boletim informativo.

Tornando a equidade visível:

Um fio condutor que conecta as experiências compartilhadas nesta série é como os alunos são encorajados a incorporar objetos e materiais pessoalmente significativos encontrados em seus espaços de convivência em seus projetos. Vemos isso como um movimento de equidade porque sinaliza aos alunos que você não precisa de materiais técnicos especializados para se envolver em explorações tinkering ou computação e que seu conhecimento e experiências pessoais são valiosos. Materiais do dia a dia, criatividade e conexões pessoais são importantes em espaços de computação e tinkering.

Uma animação de dois quadros usando materiais do dia-a-dia dá vida a esse rosto!

Atividade Disparadora 💥: Construindo Rostos

Construindo Rostos é uma atividade que o Tinkering Studio desenvolveu enquanto criava atividades à distância durante o ano passado. Pedimos aos participantes para fazerem um autorretrato usando materiais do cotidiano e objetos significativos e, em seguida, dessem vida a eles com animação em stop motion!

Acreditamos ser importante utilizar materiais de fácil acesso para que todos saibam que podem participar com os materiais que possuem. Conexões pessoais com materiais e objetos fornecem uma oportunidade para os participantes compartilharem mais sobre si mesmos e sua cultura uns com os outros.

Inspirado pelo artista Hanoch Piven, este projeto usa o software Stop Motion Studio app [iOS / Android] para adicionar expressão e personalidade aos autorretratos. Para dicas / truques sobre Stop Motion Studio, confira esta postagem de blog do membro do Tinkering Studio, Ryoko Matsumoto. No próximo boletim informativo, compartilharemos mais sobre como a programação pode ampliar essa atividade.

Criando para se conectar: ​​Fazendo e animando rostos😁

Como podemos oferecer maneiras envolventes e significativas para as pessoas se conectarem online?

O Lifelong Kindergarten colaborou com a Rede Clubhouse para organizar workshops online para funcionários e mentores que trabalham com jovens em suas comunidades. O workshop se baseou na experiência do Tinkering Studio no desenvolvimento de recursos e workshops de Construindo Rostos - adicionando uma nova dimensão à animação.

O foco principal desses workshops foi facilitar o workshop para fazer os participantes se sentirem bem-vindos e com senso de conexão. Fazer os participantes se sentirem bem-vindos e conectados ajuda a criar um ambiente de aprendizagem onde os participantes se sintam confortáveis ​​para compartilhar suas histórias e projetos. Fizemos isso de duas maneiras:

  1. Nomeie “construção de conexão” como valor no início do workshop
  2. Crie um ambiente informal para fazer juntos (tocando música conforme as pessoas chegam, postando perguntas do tipo "como conhecê-lo" no chat).

Ao fazer seus rostos, os participantes compartilharam quais objetos significativos eles incluíram para trazer a tona suas personalidades. À esquerda, um participante usou materiais naturais porque eles realmente amam os materiais encontrados na natureza. Outro participante (centro) joga tênis de mesa e usa a raquete como rosto. Um participante (à direita) usou uma variedade de objetos encontrados ao seu redor em seu Computer Clubhouse. Eles usaram prendedores de roupa para o cabelo porque “Eu tenho problemas com meu cabelo e alguns dias parece que ele é assim”.


Rostos feitos pelos coordenadores do Computer Clubhouse durante nosso workshop online.

Por meio da construção e da narração de histórias, os participantes puderam compartilhar pedaços de si mesmos com uma comunidade de colegas durante este workshop. De que maneiras você constrói conexões por meio do seu trabalho?

Educador em destaque: Conheça Renato Barboza!

Renato autorretrato

Enquanto nossa equipe começou a explorar “construir rostos” no início deste ano, o educador brasileiro Renato Barboza estava experimentando maneiras de entregar atividades criativas para crianças na área de São Paulo durante os bloqueios da pandemia. Depois de participar de um curso online do artista Hanoch Piven, Renato também passou a envolver os alunos na confecção de rostos usando materiais do cotidiano. Por fim, nossos caminhos se cruzaram e ficamos muito felizes em saber mais sobre a abordagem de Renato para facilitar essa atividade. É por isso que ele valoriza construir rostos: “Acho que esta atividade é uma oportunidade incrível para exercitar nosso olhar lento para o mundo ao nosso redor. Esta forma de brincar com materiais familiares e explorá-los de formas não familiares cria oportunidades para tornar nossas mentes mais flexíveis e criativas.”

Renato compartilha as criações dos participantes durante uma oficina pelo Zoom

Renato tem uma dica de facilitação virtual incrível que surgiu enquanto ele se preparava para ministrar um workshop para o Tinkering World Tour. Ele compartilha uma imagem de uma variedade de objetos dispostos aleatoriamente e pede aos participantes que usem as ferramentas de anotação do Zoom para “encontrar rostos” na imagem. Vemos isso como uma prática de equidade porque permite que os participantes encontrem um ponto de entrada para a atividade sem a necessidade de ligar uma webcam ou reunir materiais.

Os participantes usam ferramentas de anotação de zoom para encontrar rostos em uma imagem compartilhada por Renato

Renato compartilha mais sobre por que é importante criar vários pontos de entrada para esta atividade: “Essas atividades visam expandir a percepção de olhar para os objetos ao nosso redor. São diferentes exercícios que auxiliam no processo de ressignificação do mundo. Atividades que, quando utilizadas de forma complementar, potencializam o processo educativo e abrem portas para reflexões importantes que podem emergir da experiência prática ”.

Você pode saber mais sobre Renato visitando seu blog ou instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário