sábado, 4 de julho de 2015

Brincando com os bebês - Dialogando e construindo com pais

Os objetos apresentados são um pequeno acervo de possibilidades de construção de brinquedos artesanais destinados a primeira infância (principalmente de 0 a 3 anos). São compostos por estruturas simples, utilizando ferramentas básicas e explorando a riqueza de formas, cores e texturas que podem ser encontradas nos diferentes materiais existentes, comerciais ou reutilizados.


Aramado de Anéis
O aramado de anéis permite uma infinidade de formas e propõe um desafio as crianças ao apresentar um trajeto que deve ser percorrido com os anéis. 
É composto por uma estrutura feita de arame encapada com barbante, transpassando anéis coloridos feitos de miolos de fita adesiva encapadas também com barbante.
Explore as cores dos barbantes na estrutura e nos anéis!

Cobra PET
Composto pela união de fundos de garrafas PET 600ml transpassados por um elástico, a Cobra PET permite a exploração de sons e cores além de estimular a imaginação através da sua forma lúdica. Os módulos, unidos por um elástico roliço, são formados por fundos de garrafa PET 600ml, reforçados por tampas plásticas rígidas ou metálicas (aumentando sua resistência ao impacto ou sobrepeso) e apresentam em seu interior objetos sonoros como tampas, etc. (explorando suas cores e formas).
Este módulo também pode ser utilizado separadamente (sem o elástico) criando um brinquedo de rolar e empilhar.

Chocalho Corrente
Partindo de um módulo básico, composto por dois gargalos de garrafas PET 600ml fixados em direções opostas, reforçadas com tampas metálicas e sonorizados com tampas, o Chocalho PET permite uma infinidade de montagens modulares utilizando os conectores de tampinhas ligadas por elásticos.
Pode ser usada como móbile de teto ou brinquedo de puxar e montar. 
Também permite compor estruturas mais complexas fixando pontos de rosquear em móveis ou portas, ampliando suas possibilidades de composição.

Abayomi
Uma releitura da tradicional boneca abayomi, produzida em variadas cores de malha canelada (podem também serem utilizados diferentes tipos de tecido, encontrando resultados muito distintos) e montada através de nós, que modelam sua forma e dão o acabamento.
As bonecas abayomi eram tradicionalmente utilizadas pelas escravas durante as viagens nos navios negreiros, que as confeccionavam utilizando tiras da barra de suas saias e buscavam acalmar suas crianças e trazer alegria a todos. 
Acredita-se que também eram utilizadas por irmão e irmãs separados ainda na infância para se reconhecerem, após se reencontrarem na vida adulta, atráves da similaridade das bonecas. 
É considerada até hoje como um amuleto!

Bola Tubo – Encaixe simples
A Bola Tubo é estruturado a partir da conexão de miolos de bobina de nota fiscal ou de cartão de crédito a partir de elásticos. A bola é composta por tubos conectados por elástico roliço tensionado formando triângulos. Os triângulos são conectados entre si de forma a criar uma estrutura esférica, que pode ser decorada com vinil adesivo ou fita adesiva colorida. A parte interna pode ser preenchida com uma bexiga colorida (o que permita que a bola quique com algum retorno) ou servir de compartimento para peças de tamanho médio (que ao ficarem presas dentro da bola a transformam em um chocalho ou um desafio para a criança).

Cobra Tubo – Encaixe Duplo
Construída com os mesmos materiais da Bola Tubo (miolos de bobina de nota fiscal ou de cartão de crédito). A Cobra Tubo apresenta um encaixe mais complexo, formando um tetraedro através da conexão de seis tubos, utilizando com apenas um pedaço de elástico. 
A forma da cobra surge a partir da existência de tubos em comum entre os tetraedros, criando articulações entre as peças. O acabamento pode ser feito com vinil adesivo ou fita adesiva colorida e em uma das pontas uma tira de TNT com nós se transforma em uma língua.
Baú de Anéis

O Baú de anéis é uma criativa forma de oferecer as crianças a oportunidade de colocar e tirar pequenas peças de dentro de uma embalagem. O galão de 6 litros de água foi adaptado encaixando seis gargalos em seu contorno (os gargalos são serrados, marcado seu círculo no galão e após o corte, são inseridos e fixados com o auxilio do lacre) O gargalo do galão foi retirado e no seu lugar colocado um funil (retirado de outro galão e com acabamento feito na frigideira) o que facilita e estimula a colocação dos anéis.
As tampas, presas por barbantes (com nós a cada 2 cm para evitar que embolem) permitem a abertura e fechamento dos gargalos, criando assim um conjunto dinâmico de possibilidades, incrementado pelo uso das cores similares as dos aneis.
O anéis são compostos por miolos de fita adesiva encapados com barbante colorido, que dá uma textura macia e um resultado muito atrativo.

Caixa de Círculos
A Caixa de Circulos é um brinquedo, não estruturado e bem simples, formado por tampas. O conjunto pode ser composto por tampas de diferentes tamanhos, materiais, cores, texturas, alturas e formas, presentes em diversos produtos industrializados como: latas de leite em pó, garrafas de refrigerante, copos de requeijão, vidros, etc..
A liberdade de possibilidades estimula a brincadeira, compondo e recompondo formas e histórias.
Não esqueça, a caixa também faz parte da brincadeira devendo ser decorada de forma lúdica e colorida. Evite desenhos prontos como animais e personagens, a liberdade de criação e recriação é fundamental para o livre brincar!
Tapete Lúdico
O Tapete lúdico permite, de forma simples e estimulante, criar diferentes espaços de atividades. Composto por várias camadas (Lona plástica + espuma plástica + papel kraft + decoração + vinil adesivo transparente), o tapete protege a criança da umidade e friagem do piso, cria uma superfície macia, reduzindo os impactos de quedas, e ofereçe amplas possibilidades estéticas (temas como cidade, floresta, formas e cores, mandalas, animais e plantas) a partir da liberdade de formas possíveis.
O acabamento final é conseguido alinhavando com barbante colorido (duplo) uma serie de furos feitos em todo o contorno (que passam por todas as camadas).
A criatividade e as preferêncoias estética do adulto devem ser exploradas para elaboração desse brinquedo, evitando imagens prontas, personagem, logos, etc.!


Móbiles
Um brinquedo adequado a criança desde seu nascimento, deve ser composto por formas simples e cores contrastantes, estimulando sua exploração visual.
A possibilidade de movimentação isolada (e em conjunto) das peças e o uso de superfícies espelhadas (disco de HD) amplia os estimulos e deixam o móbile mais dinâmico.
A proximidade e os padrões únicos de movimentação devem ser evitados pois limitam a movimentação ocular da criança.
Para crianças a partir de 4 meses podem ser elaborados móobiles que sejam interativos (pendurados ao alcançe das mãos) e que suas partes possam ser colocadas na boca.

Cubo Sensorial
O Cubo Sensorial é uma estrutura modular que permite uma infinidade de resultados finais estimulantes aos sentidos, como diferentes texturas, sons, cheiros, entre outros. 
Construído a partir de dobraduras de papel cartão (de preferencia cartões de propaganda de gramatura similar a cartões postais), o resultado final é sólido e resistente. O acabamento final é feito com o intuito de aumentar a durabilidade e ampliar os resultados estéticos e sensoriais. Se o cartõo tiver desenhos interessantes, estes podem ser mantidos encapando a peça com vinil adesivo transparente.
Os cubos também formam um estimulante brinquedo de empilhar. 

Cubo PET
Os cubos PET são compostos por três peças de garrafa pet (circulares e lisas), que dobradas e cortadas com seção quadrada encaixam compondo um cubo perfeito e translúcido. 
Os cubos são encapados com fita adesiva larga aumentando sua resistência e fixando as partes.
Esse cubo permite o manuseio de objetos pequenos e frágeis por crinaças pequenas, possibilitando uma visão ampla dos detalhes das suas partes.
Diversos objetos podem ser colocados em seu interior, como por exemplos origamis, novelos de barbante, formas adesivadas, etc. 

Estrutura Broto – Móbile de Chão
A estrutura broto é composta por um arame preso dentro de uma lata metálica sob um conjunto de pedras que tem a função de dar suporte a estrutura e imperdir que caia. 
A lata metálica é fechada utilizando o fundo de garrafa pet, deixando transparente as pedras localizadas em seu interior. Sua parte externa é encapada com fita crepe cor kraft e branca e toda a estrutura de arame é encapada com barbante.
Na ponta do arame podem ser montadas formas que servirão de desafio para inserção de anéis na estrutura, seu acabamento é arredondado para evitar riscos.

Cabeça de Lata
O Cabeça de Lata é um brinquedo simples que permite grande diversidade de acabamentos finais. Sua estrutura é composta por uma lata metálica (de abertura sem abridor) com um fundo de garrafa pet 600ml fechando a abertura.
Dentro podem ser colocados objetos pequenos ou médios, que façam barulhos variados e componham com cores e formas.
O acabamento estético, elaborado a partir de fita crepe branca ou kraft finalizada com fita adesiva larga, pode ser elaborado a partir de diferentes padrões. 
No brinquedos apresentados, foram criadas texturas que remetem a figuras mas que permitem diferentes interpretações conforme o ângulo de observação.

Livro Sensorial
(Foi desenvolvido mas não fez parte do acervo do projeto)

Apostila
Abaixo apresento o link para a apostila contendo os materiais apresentados acima além de outros conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário