terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vivência "Educador Lúdico" na Semana da Educação da Unicamp - 2012


Educador Lúdico
Vivência realizado na Semana da Educação 2012 - Organizado pelo diretório acadêmico dos estudantes de pedagogia
Local: Faculdade de Educação da Unicamp
Data: 20 de setembro de 2012
Coordenação: Renato Matos de Lopes Torres Barboza

A atividade foi realizada no formato de vivência, em um encontros de 3 horas, com aproximadamente 25 participantes, onde foram abordadas diversas dinâmicas lúdica, como: Rodas cantadas, Brincadeiras de Roda, Histórias dobradas, Jogos Cooperativos e Dinâmicas de grupo.

As dinâmicas apresentadas abaixo não foram criadas por mim, mas foram aprendidas e adaptadas, conforme os grupos com que trabalhei.


 Abaixo apresento detalhes das dinâmicas realizadas durante a atividade:
  • Dinâmica de apresentação - "Meu nome é... E esse é o meu amigo..."
Essa é uma dinâmica de apresentação e deve ser iniciada no facilitador, que também será o ultimo a participar.
O participante deve se apresentar e em seguida apresentar todos os participantes que se apresentaram antes dele, dessa forma: "Meu nome é... E esse é o meu amigo..., esse é o meu amigo...".
  • Roda Cantada - Melancia Gorda
Uma melancia gorda, gorda, gorda...
Queria ser a mais bela do mundo.
E para o mundo conquistar...
Aprendeu a andar/dançar/cantar/girar/pular/etc.
  • Dinâmica de grupo - "Faça o que eu falo, não o que eu faço!"
O facilitador irá falar comandos que devem ser repetidos por todos, e ao mesmo tempo, irá fazer movimentos que podem ou não coincidir com o comando anunciado. Todos devem prestar atenção em seus comandos e não em seus movimentos.
  • Roda Cantada - Arran Sam Sam
Música:
Arran Samsam
Arran Samsam       2x
Guli guli guli
Arran Samsam

Auê auê
Auê auê                  2x

Guli guli guli
Arran Samsam

Níveis de dificuldade:
Nível 1 - Arran Samsam na pessoa da direita
Nível 2 - Guli guli guli na pessoa da esquerda
Nível 3 - Girar no Auê Auê
Nível 4 - Durante toda a música a roda anda para a direita
  • Brincadeira de Roda - Cachorro sem Dono
O grupo se divide em duplas, devendo sobrar duas pessoas sem dupla, que serão donos sem cachorro.
Cada dupla escolhe quem será o cachorro e quem será o dono.
O cachorro deve abaixar em frente ao seu dono e sempre olhar em direção aos donos sem cachorros, que através de movimentos sutis, como uma piscadela, chamar o cachorro para si.
O dono do cachorro ao perceber a movimentação deve impedir que seu cachorro fuja tocando suas costas, mas sem sair do lugar. Caso o dono não consiga impedir a fuga de seu cachorro, este passa a ser de outro dono e ele deve chamar outro cachorro.
Após algumas rodadas, os cachorros trocam de posição com seus donos. Os donos sem cachorro permanecem na posição de donos.
  • Brincadeira de Roda - Passarinho / Ninho / Natureza
Os participantes vão se dividir em trio, devendo sobra um participante.
Os trios irão formar uma roda e cada trio será formado de dois participante de mão encostadas no alto (ninho) e um participante entre eles (passarinho).
O participante que está de fora, irá para o meio da roda e deverá dizer:
Passarinho - Nesse caso, o participante no centro se torna um passarinho e todos os passarinhos devem sair de seus ninhos e encontrar outro ninho.
Ninho - Nesse caso, o participante ao centro se torna parte de um ninho e todos os ninhos devem se separar e se formarem novamente em outro passarinho (obs. durante esse processo, os passarinhos devem balançar os braços junto ao corpo e piar para que sejam identificados).
Natureza - Nesse caso, o participante ao centro pode se tornar o que quiser e todos devem trocas de posição.
Sempre quem sobra ao centro deve reiniciar a brincadeira escolhendo um dos três comandos acima.
  • Brincadeira de Roda - Choque
O grupo deve se posicionar em roda e deve se dividir em dois, estando o facilitador posicionado entre os grupos, em um dos lados da roda.
Todos devem fechar os olhos, com exceção do facilitador, que deve lançar o choque, apertando a mão dos integrantes que estão posicionados junto a eles, sendo um de cada grupo.
Os integrantes dos grupos devem transmitir o choque apertando a mão oposta a que recebeu o choque de outro participante, fazendo assim uma corrente que vai ser transferida até o último integrante, que deve levantar a mão sinalizando a chegada do choque, e iniciar o retorno do choque até o facilitador.
O grupo que conseguir completar primeiro o trajeto de ida e volta ganha.
  • Roda Cantada - Tum Tum Tum
Música:
Tum, tum, tum...
Quem será?
Dona Mariquinha,
Quer entrar...
Olê, olê, olê,
Olê, olê, olá...

Olê, olê, olê,
Olê, olê, olá...

Movimento:
Em forma de roda, todos devem colocar as mãos juntas, de palmas coladas e dedão virado para cima.
O movimento é coordenado com a música, e segue o seguinte padrão:

Tum, tum, tum... - Bate os dedos polegares.
Quem será? - Bate os dedos mínimos.
Dona Mariquinha, - Bate os dedos indicadores.
Quer entrar! - Bate os dedos anulares.
Olê, olê, olê, - Trança alternadamente os dedos médios
Olê, olê, olá...
  • Roda Cantada - Escravos de Jó
Música:
Escravos de Jó jogavam cachangá
Tira, pôe, deixa ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá (2x)

Movimento:
O grupo se posiciona em roda, com as mão dadas. O movimento é coordenado com a música, e segue o seguinte padrão:

Escravos de Jó jogavam cachangá - Passos para a direita, separando e juntando o pé alternadamente.
Tira, - Dá um passo para fora da roda.
pôe, - Dá um passo para dentro da roda.
deixa ficar... - abaixa e levanta o tronco.
Guerreiros com guerreiros fazem - Passos para a direita, separando e juntando o pé alternadamente.
zigue zigue zá - Pula, de pés juntos, iniciando pela direita, fazendo a sequência direita, esquerda, direita.
  • Brincadeira de Roda - Salada de Frutas
Os participantes deve se organizar em roda, sobrando um participantes no centro da roda.
Cada participante deve fazer em torno de si um circulo no chão.
São escolhidos pelo grupo as três frutas que serão utilizadas no jogo.
Cada participante vai ser nomeado por uma das três frutas selecionadas, alternadamente. (importante que tenham números similares de participantes nomeados com cada fruta).
O participante localizado no meio da roda deve dizer:

Fruta - Nesse caso, os participantes nomeados por essa fruta devem trocar de lugar, e o participante ao meio deve ocupar um lugar livre.
Salada de Frutas - Nesse caso, todos os participantes devem trocas de lugar (não podendo ocupar a sua casa ao lado), e o participante ao meio deve ocupar um lugar livre.
Sempre quem sobra ao centro deve reiniciar a brincadeira escolhendo um dos comandos acima.
Sempre que um participante tiver o lugar a sua esquerda vago, este deve ocupá-lo, desencadeando o movimento do participante ao seu lado, que também deve ocupar a casa a sua esquerda que estará livre.
  • História Dobrada - Seu Coruja quer Casar! (Em breve!)
  • Jogo Cooperativo - Virando do Avesso
O grupo deve formar uma roda, de mãos dadas. O grupo deve, juntos e sem soltar as mão, conseguir virar a roda, com todos os integrantes olhando para fora.
  • Dinâmica de Grupo - Andando na Metrópolis
Todos os participantes devem andar pelo espaço, seguindo a seguinte sequência:
Metrópole - Simulando um metrô de cidade grande, os participantes estão atrasados, com pressa e muito ocupados para prestar atenção no que acontece ao seu redor. Evitar troca de olhares
Cidade - Simulando um deslocamento na cidade, os participantes devem andar agora um pouco mais lentos, permitindo até algumas trocas de olhares com outros participantes, existe um andar firme, mas sem pressa.
Campo - Simulando um passeio no campo, os participantes devem caminhar calmamente, trocando olhares, sorrisos e saudando as pessoas por quem passar.
  • Jogo Cooperativo - Nó Humano
O grupo deve formar uma roda, de mãos dadas. Cada participante deve olhar atentamente para as pessoas com quem está de mão dadas, reparando quem está no lado direito e quem está no lado esquerdo. Após, todos devem soltar as mão e andar pelo espaço, aleatoriamente, até o momento em que o facilitador deve falar "Parar". Todos devem para e procurar dar as mão, repetindo a sequência inicial da roda, realizando assim o nó. Inicialmente os participante não devem se mover, podendo apenas dar um passo para conseguir dar a mão ao outro participante. Após todos encontrarem seus pares e darem as mão, o grupo todo junto deve conseguir retornar o grupo a uma roda aberta, retirando os nós existentes.
  • Jogo Cooperativo - Aquecimento Global (Em breve!)
  • Brincadeira de Roda - Memória Cognitiva (Em breve!)

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