Educador Lúdico
Vivência realizado na Semana da Educação 2012 - Organizado pelo diretório acadêmico dos estudantes de pedagogia
Local: Faculdade de Educação da Unicamp
Data: 20 de setembro de 2012
Coordenação: Renato Matos de Lopes Torres Barboza
A atividade foi realizada no formato de vivência, em um encontros de 3 horas, com aproximadamente 25 participantes, onde foram abordadas diversas dinâmicas lúdica, como: Rodas cantadas, Brincadeiras de Roda, Histórias dobradas, Jogos Cooperativos e Dinâmicas de grupo.As dinâmicas apresentadas abaixo não foram criadas por mim, mas foram aprendidas e adaptadas, conforme os grupos com que trabalhei.
Abaixo apresento detalhes das dinâmicas realizadas durante a atividade:
- Dinâmica de apresentação - "Meu nome é... E esse é o meu amigo..."
O participante deve se apresentar e em seguida apresentar todos os participantes que se apresentaram antes dele, dessa forma: "Meu nome é... E esse é o meu amigo..., esse é o meu amigo...".
- Roda Cantada - Melancia Gorda
Queria ser a mais bela do mundo.
E para o mundo conquistar...
Aprendeu a andar/dançar/cantar/girar/pular/etc.
- Dinâmica de grupo - "Faça o que eu falo, não o que eu faço!"
- Roda Cantada - Arran Sam Sam
Arran Samsam
Arran Samsam 2x
Guli guli guli
Arran Samsam
Auê auê
Auê auê 2x
Guli guli guli
Arran Samsam
Níveis de dificuldade:
Nível 1 - Arran Samsam na pessoa da direita
Nível 2 - Guli guli guli na pessoa da esquerda
Nível 3 - Girar no Auê Auê
Nível 4 - Durante toda a música a roda anda para a direita
- Brincadeira de Roda - Cachorro sem Dono
Cada dupla escolhe quem será o cachorro e quem será o dono.
O cachorro deve abaixar em frente ao seu dono e sempre olhar em direção aos donos sem cachorros, que através de movimentos sutis, como uma piscadela, chamar o cachorro para si.
O dono do cachorro ao perceber a movimentação deve impedir que seu cachorro fuja tocando suas costas, mas sem sair do lugar. Caso o dono não consiga impedir a fuga de seu cachorro, este passa a ser de outro dono e ele deve chamar outro cachorro.
Após algumas rodadas, os cachorros trocam de posição com seus donos. Os donos sem cachorro permanecem na posição de donos.
- Brincadeira de Roda - Passarinho / Ninho / Natureza
Os trios irão formar uma roda e cada trio será formado de dois participante de mão encostadas no alto (ninho) e um participante entre eles (passarinho).
O participante que está de fora, irá para o meio da roda e deverá dizer:
Passarinho - Nesse caso, o participante no centro se torna um passarinho e todos os passarinhos devem sair de seus ninhos e encontrar outro ninho.
Ninho - Nesse caso, o participante ao centro se torna parte de um ninho e todos os ninhos devem se separar e se formarem novamente em outro passarinho (obs. durante esse processo, os passarinhos devem balançar os braços junto ao corpo e piar para que sejam identificados).
Natureza - Nesse caso, o participante ao centro pode se tornar o que quiser e todos devem trocas de posição.
Sempre quem sobra ao centro deve reiniciar a brincadeira escolhendo um dos três comandos acima.
- Brincadeira de Roda - Choque
Todos devem fechar os olhos, com exceção do facilitador, que deve lançar o choque, apertando a mão dos integrantes que estão posicionados junto a eles, sendo um de cada grupo.
Os integrantes dos grupos devem transmitir o choque apertando a mão oposta a que recebeu o choque de outro participante, fazendo assim uma corrente que vai ser transferida até o último integrante, que deve levantar a mão sinalizando a chegada do choque, e iniciar o retorno do choque até o facilitador.
O grupo que conseguir completar primeiro o trajeto de ida e volta ganha.
- Roda Cantada - Tum Tum Tum
Tum, tum, tum...
Quem será?
Dona Mariquinha,
Quer entrar...
Olê, olê, olê,
Olê, olê, olá...
Olê, olê, olê,
Olê, olê, olá...
Movimento:
Em forma de roda, todos devem colocar as mãos juntas, de palmas coladas e dedão virado para cima.
O movimento é coordenado com a música, e segue o seguinte padrão:
Tum, tum, tum... - Bate os dedos polegares.
Quem será? - Bate os dedos mínimos.
Dona Mariquinha, - Bate os dedos indicadores.
Quer entrar! - Bate os dedos anulares.
Olê, olê, olê, - Trança alternadamente os dedos médios
Olê, olê, olá...
- Roda Cantada - Escravos de Jó
Escravos de Jó jogavam cachangá
Tira, pôe, deixa ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá (2x)
Movimento:
O grupo se posiciona em roda, com as mão dadas. O movimento é coordenado com a música, e segue o seguinte padrão:
Escravos de Jó jogavam cachangá - Passos para a direita, separando e juntando o pé alternadamente.
Tira, - Dá um passo para fora da roda.
pôe, - Dá um passo para dentro da roda.
deixa ficar... - abaixa e levanta o tronco.
Guerreiros com guerreiros fazem - Passos para a direita, separando e juntando o pé alternadamente.
zigue zigue zá - Pula, de pés juntos, iniciando pela direita, fazendo a sequência direita, esquerda, direita.
- Brincadeira de Roda - Salada de Frutas
Cada participante deve fazer em torno de si um circulo no chão.
São escolhidos pelo grupo as três frutas que serão utilizadas no jogo.
Cada participante vai ser nomeado por uma das três frutas selecionadas, alternadamente. (importante que tenham números similares de participantes nomeados com cada fruta).
O participante localizado no meio da roda deve dizer:
Fruta - Nesse caso, os participantes nomeados por essa fruta devem trocar de lugar, e o participante ao meio deve ocupar um lugar livre.
Salada de Frutas - Nesse caso, todos os participantes devem trocas de lugar (não podendo ocupar a sua casa ao lado), e o participante ao meio deve ocupar um lugar livre.
Sempre quem sobra ao centro deve reiniciar a brincadeira escolhendo um dos comandos acima.
Sempre que um participante tiver o lugar a sua esquerda vago, este deve ocupá-lo, desencadeando o movimento do participante ao seu lado, que também deve ocupar a casa a sua esquerda que estará livre.
- História Dobrada - Seu Coruja quer Casar! (Em breve!)
- Jogo Cooperativo - Virando do Avesso
- Dinâmica de Grupo - Andando na Metrópolis
Metrópole - Simulando um metrô de cidade grande, os participantes estão atrasados, com pressa e muito ocupados para prestar atenção no que acontece ao seu redor. Evitar troca de olhares
Cidade - Simulando um deslocamento na cidade, os participantes devem andar agora um pouco mais lentos, permitindo até algumas trocas de olhares com outros participantes, existe um andar firme, mas sem pressa.
Campo - Simulando um passeio no campo, os participantes devem caminhar calmamente, trocando olhares, sorrisos e saudando as pessoas por quem passar.
- Jogo Cooperativo - Nó Humano
- Jogo Cooperativo - Aquecimento Global (Em breve!)
- Brincadeira de Roda - Memória Cognitiva (Em breve!)
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