Organização de Brinquedotecas e Formação de Brinquedistas
Data: 23 a 27/07/2012
Carga Horária: 40 horas
Local: Instituto Indianópolis
Coordenação: Nylse Cunha
Certificação: ABBri - Associação Brasileira de Brinquedotecas
Objetivo:O curso foi especialmente elaborado para orientar pessoas que buscam informações para montagem e organização de uma brinquedoteca, apresentando fundamentação teórica, planejamento, conceitos básicos, organização e classificação de jogos, infra-estrutura, manutenção, limpeza e formação de equipe.
Diferencial:
Reconhecido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI, este curso é ministrado por experientes profissionais que conhecem a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Este ano o curso está introduzindo o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais. Será abordado o brincar da criança com deficiência mental (intelectual), deficiência sensorial ou deficiência motora, assim como o brincar da criança autista. Coordenado pela educadora Nylse Cunha, fundadora da 1ª brinquedoteca brasileira, diretora do Instituto Indianópolis, conta com a experiência de respeitados profissionais da área.
As aulas incluem visitação à Brinquedoteca Indianópolis, ao Centro de Recursos Pedagógicos e exploração do acervo de 2.000 jogos e brinquedos.
Programação:
- As diferentes visões sobre o brincar: Discussão dos temas teóricos que constam da aposlita que será previamente enviada aos participantes do curso;
- A Brinquedoteca como resultado do reconhecimento da importância do brincar;
- Visita a BRINQUEDOTECA INDIANÓPOLIS e ao Centro de Recursos Pedagógicos do Instituto Indianópolis;
- Os diferentes tipos de Brinquedotecas;
- A Brinquedoteca Hospitalar;
- O Desenvolvimento segundo Piaget - Dinâmica sobre as características das diferentes etapas e seleção de brinquedos para cada faixa etária;
- Crianças com necessidades ESPECIAIS - Os vários tipos de deficiência ( Intelectual, Motora) e seu atendimento na Brinquedoteca. O brincar da criança Autista;
- Classificação; Os jogos e os requisitos básicos para sua utilização;
- Confecção de brinquedos com materiais descartáveis = Os quatro jogos básicos - As embalagens;
- Estrutura organizacional de uma brinquedoteca;
- O Papel da brinquedista dentro da Brinquedoteca;
- A Arte de contar histórias e o teatro de fantoches.
Currículo resumido da coordenação:
Ana Paula Costa Valença – Psicóloga, com especialização em Psicopedagogia e Reabilitação. Consultora técnica da Brinqueduca Consultoria em Brinquedos Ltda. e brinquedista.
Sandra Kraft do Nascimento – Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI. Pedagoga pela PUC/SP e psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientieae. Especializada em Deficiência mental e PEI Nível I. Atua na área de educação há 28 anos. Trabalha em consultório particular em psicopedagogia, atendendo crianças e adolescentes com dificuldades na aprendizagem, com ou sem deficiência mental. Ministra cursos e palestras na área de educação sobre diferentes temas.
Silvia Baltieri - pedagoga, especialista em deficiências, equoterapia e brinquedoteca, pós-graduada em Psicomotricidade (ISPE-GAE / Faculdade de Medicina do ABC-SP) e mestranda em Neurologia (FMUSP).
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